Como perdemos a gordura?

Muitas pessoas perguntam: basta fazer um procedimento estético para eliminar a gordura ou ainda é necessário praticar atividades físicas e seguir uma dieta?

Quando falamos de acúmulo de gordura, necessariamente a gente precisa falar de balanço calórico.

Por quê?

É uma conta muito simples. Se você consome mais calorias do que você gasta, haverá um acúmulo desse excesso em forma de gordura. Agora, se você gasta mais do consome, você consegue ter uma perda dessa gordura.

O nosso corpo é muito inteligente. Uma das principais funções da gordura é servir de reserva de energia. Então quando você consome mais calorias do que está gastando, seu corpo pensa “eu não preciso dessa gordura, dessa energia agora, mas depois eu posso precisar, então é melhor eu guardar”.

Assim, essa gordura vai sendo guardada dentro dos adipócitos, em forma de triglicerídeos, ficando estocada para ser usada como fonte de energia futuramente.

Quando realizamos um procedimento estético, em regra, realizamos a lipólise que é a quebra desse triglicerídeos (formados por uma molécula de glicerol e três molécula de ácidos graxos). Então a lipólise é a quebra dessas moléculas de glicerol e ácidos graxos, deixando-os livres para serem usados como energia.

No entanto, o procedimento estético não vai fazer a queima dessa gordura. Quebra e queima, portanto, são coisas distintas. Se não for feito o uso dessa energia, essas moléculas voltarão a se acumular dentro dos adipócitos.

Então, quando é feita essa quebra, seja com uma radiofrequência ou uma ultracavitação, por exemplo, ainda haverá a necessidade de fazer a queima dessa gordura.

Podemos dizer, assim, que é um trabalho em conjunto. Cada lado possui 50% do trabalho. A clínica de estética faz a quebra da gordura e o cliente precisa fazer a queima.

Dessa forma, não é prudente divulgar tratamentos, prometendo grandes resultados ainda que a pessoa seja sedentária, pois o balanço calórico é fundamental durante o tratamento contra gordura localizada.

Como perdemos a gordura?