6 perguntas sobre a Celulite

Quando o assunto é celulite, surgem algumas dúvidas. Então vamos tentar esclarecê-las.

01 – Por que as celulites são mais comuns nas mulheres do que nos homens?

Primeiro, as celulites também estão ligadas a fatores hormonais. O estrogênio, hormônio feminino, faz as mulheres acumularem muito mais líquidos do que os homens.

Além disso, as fibras finas nas mulheres são perpendiculares à pele. Assim, quando há um aumento do tecido adiposo há uma projeção das células de gordura para a superfície, ao contrário dos homens, que possuem fibras mais grossas e oblíquas. Dessa forma, o acúmulo de gordura costuma ser mais profundo, próximo ao músculo.

02 – Há alguma relação entre o uso de roupas apertadas e as celulites?

Sim. A roupa apertada dificulta a circulação (sanguínea e linfática) no local. Devido a essa dificuldade de circulação haverá um maior acúmulo de líquido na região e esse acúmulo vai levar ao aparecimento das celulites.

03 – Sal, cigarro e álcool podem ter relação com a celulite?

Sal, cigarro e álcool são vilões de qualquer tratamento estético. Eles causam a retenção de líquidos e são vasos dilatadores. O cigarro além de poder causar processo inflamatório no corpo, prejudica bastante a circulação, retendo assim, mais líquidos.

04 – Anticoncepcional também pode piorar a celulite?

Sim, devido a sua ação hormonal, o anticoncepcional pode levar a um maior acúmulo de líquidos e de gordura.

05 – Passar muito tempo em pé também prejudica?

Quando passamos muito tempo em pé, pioramos o nosso retorno venoso e linfático e isso pode levar sim, a um maior acúmulo de líquidos.

06 – Uma pessoa sedentária pode ter mais celulites?

A sedentarismo favorece bastante o aparecimento das celulites. Quando não nos exercitamos e nos movimentamos pouco, a nossa drenagem linfática natural fica prejudicada. Então o nosso corpo terá dificuldade para drenar de forma natural o líquido entre as células.

6 perguntas sobre a Celulite