Como se forma a celulite?

Os adipócitos são as células de gordura que se localizam na camada mais profunda da pele. Estas células acumulam energia sob a forma de gordura para ser usada quando necessário.

Na mulher (no homem a estrutura é diferente) existem fibras finas que estão entre as células de gordura. Elas se prendem do músculo à pele formando vários compartimentos.

Quando a pessoa engorda, suas células de gordura aumentam de tamanho. Como elas estão entre estas fibras, elas são empurradas mais para a superfície da pele, enquanto as fibras repuxam a pele em vários pontos.

Além disso, essas células de gordura vão comprimir as veias e os linfáticos, começando um edema (inchaço) local. Esse edema altera a circulação.

Então, esse edema intersticial comprime os capilares, dificultando o retorno circulatório, gerando o acúmulo de líquido na região. Constitui-se assim um círculo vicioso que leva alguns autores a afirmarem que “celulite tem a propriedade de produzir mais celulite”

Outros fatores que prejudicam nossa circulação e/ou favorecem o acúmulo que líquido, como tabagismo, ingestão de bebida alcoólica, sedentarismo e etc., também favorecem o aparecimento da celulite.

https://youtu.be/MVv4Tq5zlFA
Como se forma a celulite?