Criolipólise funciona?

É claro que sim!

Na criolipólise, usamos um manípulo que vai sugar a gordura localizada para seu interior, sob a pressão de um vácuo moderado. O tecido adiposo será resfriado graças a algumas placas laterais, chamadas de Placas de Peltier.

A criolipólise resfria o tecido adiposo subcutâneo a temperaturas entre 8 e -15ºC, induzindo a cristalização dos lipídios localizados dentro da célula, levando à inviabilidade dessa célula. Ou seja, haverá a morte da célula adiposa por apoptose (a que ocorre em maior grau e de forma gradual) e existem literaturas atuais relacionando os resultados também à necrose e lipólise da célula de gordura. Depois eu gravo um vídeo só falando sobre essas rotas de eliminação de gorduras. Pois é um pouco complexo e vai tomar muito tempo

E isso ocorre sem causar qualquer dano a nervos, músculos e outras estruturas próximas, já que as células adiposas são mais suscetíveis ao frio que outras células..

Então, nesse resfriamento, a lesão na célula vai ocorrer em razão da isquemia (deficiência de suprimento sanguíneo e, consequentemente, de oxigênio) e também durante a reoxigenação decorrente da reperfusão tecidual, quando a oferta de oxigênio é restabelecida subitamente.

Como disse, a apoptose é o principal evento terapêutico, que explica a Criolipólise. Então, a apoptose é a grande responsável pela morte das células de gordura e, consequentemente, redução da gordura localizada. Apoptose é uma morte celular programada. Uma autodestruição celular, que acontece de forma ordenada.

Então após a realização da Criolipólise temos a seguinte sequência:

Imediatamente após a Criolipólise há a Cristalização dos lipídios.

Após 24h até 72h – inicia a reação inflamatória.

7 dias – Uma paniculite intensa se desenvolve. Pico inflamatório em 14 dias.

A partir 1 mês – Inflamação diminui e aumenta atividade fagocitária (atividade dos macrófagos e neutrófilos que são células do sistema imune). Resultados ficam mais evidentes.

De 2 a 6 meses – eliminação dos adipócitos ocorre lentamente. Portanto, a gordura será eliminada por até 6 meses!

Criolipólise funciona?
Publicado em: