Orientações para Preenchimento com Ácido Hialurônico

ORIENTAÇÕES GERAIS

• A estética não é uma ciência exata. Cada resultado deve ser entendido como individual, não sendo possível prometer, com certeza, a obtenção de determinado resultado.
• Prometer resultado dentro da estética é ser antiético, pois dependemos de fatores internos (genética, por exemplo) e externos (alimentação, estresse, alimentação, prática de atividade física, sono, exposição ao sol, rotina e cuidados diários, entre outros). Fatores que fogem do alcance do profissional.
• Eventualmente podem surgir dúvidas antes e após os tratamentos, sendo impossível prever as inúmeras possibilidades. Dessa forma, cabe ao paciente buscar sanar essas dúvidas com os profissionais da Embella Estética antes de realizar quaisquer atividades que possam ir de encontro ao tratamento proposto.
• Todas as orientações aqui redigidas serão entendidas como efetivamente transmitidas aos pacientes após o seu envio.
• Qualquer medicação só pode ser suspensa pelo profissional que a prescreveu. Nós, da Embella Estética, não mandamos suspender medicação de outro profissional. Assim, caso esteja fazendo o uso de alguma medicação que seja contraindicada para o procedimento, converse com o profissional ou aguarde outro momento para fazer o procedimento.

PREENCHIMENTO COM ÁCIDO HIALURÔNICO

• Poderá haver inchaços (edemas) nas áreas de aplicações, podendo permanecer por dias, semanas e, eventualmente, meses. Estes edemas podem ser por acúmulo de gel e/ou líquidos em alguma região, poderá haver também aglomerados de gel parecendo carocinhos (nódulos), geralmente nos lábios e olheiras, podendo haver necessidade de intervenção, com drenagem, apertamento, modelagem, entre outros que melhor será realizado apenas por profissional habilitado e indicado por este profissional. Para essa intervenção o paciente deverá se deslocar até o local de atendimento indicado para realizar o retorno. Pode haver migração do produto para áreas não aplicadas e não desejadas, o qual, com o retorno será possível correção e reaplicação na área desejada.
• Poderá haver inchaços (edemas) grandes, diagnosticados como ETIP (Edema Tardio Intermitente e Persistente), pode acontecer meses após o procedimento, ou a qualquer momento, sem termos como prever, geralmente associado a algum histórico de alergia, sinusite ou período de queda do sistema imunológico, seja por motivo viral, stress, contatos alergênicos e outros. O ETIP pode melhorar entre dois e sete dias aproximadamente ou ser resolvido apenas com o tempo e/ou medicamento ou, em alguns casos, sendo necessário a remoção imediata do agente causador, no caso, o ácido hialurônico. O atendimento para resolver o quadro do ETIP não terá custo para o paciente, assim como não terá devolução do valor pago, mas será necessário a presença do paciente ao consultório e o aviso imediato e retorno do paciente caso aconteça, para confirmar o diagnóstico e realizar a intervenção. Caso seja de outra cidade, fica a critério exclusivo do paciente a intenção de realizar o procedimento, uma vez que todo o gasto com passagem e estadia, para realização dos procedimentos e retorno, quantas vezes forem necessárias, para concluir o resultado, correrão por conta do mesmo.
• Poderá haver manchas (equimoses) na pele que, eventualmente podem permanecer por semanas, menos frequentemente por meses e, raramente, serão permanentes. Poderá haver eritema que pode permanecer por até dois meses, formação de cicatrização patológica (queloides e cicatriz hipertrófica) dependendo das características intrínsecas e da susceptibilidade individual. Poderá haver descoloração ou pigmentação cutâneas nas áreas manipuladas por um período indeterminado, muito raramente essas alterações poderão ser permanentes.
• Poderá ocorrer hematomas, no qual a área afetada ficará com uma coloração roxa, melhorando dentro de 20 dias aproximadamente.
• Outras complicações não muito comuns, porém, possíveis de acontecer são as infecções, sendo, geralmente, controladas por antibióticos.
• Poderá ocorrer incômodos na área tratada quanto ao toque, por um período de até 30 dias, sendo variável de paciente para paciente.
• Alerta: RESSALVANDO CASOS DE DOR ESPONTÂNEA, QUE NÃO PODERÁ ACONTECER EM HIPÓTESE ALGUMA, NEM A COLORAÇÃO ESBRANQUIÇADA DA PELE (ISQUEMIA), SENDO DEVER DO PACIENTE LIGAR IMEDIATAMENTE AOS CONTATOS FORNECIDOS PELO PROFISSIONAL NO DIA DO PROCEDIMENTO, PARA COMUNICAR O OCORRIDO E PODER SER TRATADO DE FORMA ADEQUADA, ANTECIPANDO A DATA DO RETORNO.
• Poderá ocorrer inflamações, reações alérgicas na pele, hipersensibilidade, reabsorção de forma prematura do implante de biomaterial, formação de nódulos e/ou fibrocimento na região da aplicação, além de assimetria.
• Antes e após o procedimento, indicamos o uso de medicações profiláticas, incluindo corticóides, anti-histaminicos, anti-inflamatórios, que como toda medicação podem causar efeitos colaterais e alérgicos inesperados. Sendo da responsabilidade do paciente, o contato imediato com a equipe do profissional ou a procura por atendimento médico específico.
• Para se atingir o fim esperado dos procedimentos, é necessário o retorno do paciente. Poderá haver necessidade de aumentar a quantidade de produto adquirido inicialmente, a fim de se obter o melhor resultado de acordo com a expectativa individual do paciente, sendo que os custos extras com a aplicação, especialmente com relação ao acréscimo de produto a ser aplicado, ficarão a cargo, exclusivo, do paciente. Durante o procedimento, podem surgir situações ou elementos novos que não puderam ser previamente identificados na avaliação, assumindo a responsabilidade e entendendo que o planejamento inicial previsão considerando uma primeira etapa.
• Considerando que, no ato dos referidos procedimentos ocorrem inchaços decorrentes da manipulação, retenção de líquido, bem como efeitos compatíveis com a anestesia, o resultado final do preenchimento, somente poderá ser visualizado, de forma definitiva, no período de 60 dias, ou seja, o volume principalmente dos primeiros dias estará maior do que o resultado real, e a montagem da foto imediata do antes e depois, feita no dia do procedimento não é o resultado final, para ficar como está na montagem é necessário posteriormente, após melhorar o inchaço, mais ml de ácido hialurônico, lembrando que na face é possível aplicar até 40 ml de ácido hialurônico.
• O resultado é individual, não é possível reproduzir fotos de referências extraídas do Instagram ou outras redes sociais, elas servem de referência para entendermos a expectativa do paciente. Cada face pode ter seu potencial de beleza aumentado individualmente, ou pode ser devolvido para a face parte de estruturas perdidas decorrentes do processo natural de envelhecimento, pode haver nesse momento uma crise de identidade do paciente, pois para tal resultado é aumentado o perímetro da face com a aplicação do ácido hialurônico e, o paciente vai estar mesmo diferente, o paciente pode se sentir bem ou não, com o resultado, é de responsabilidade do paciente correr o risco de se sentir melhor ou não, pois a beleza é subjetiva. Principalmente os preenchimentos labiais, existem várias formas anatômicas de lábios, ou seja, vários tipos e espessuras genéticas de lábios, o resultado de formato e volume x quantidade de ml, é individual. Deve-se entender que estamos realizando um tratamento, sendo necessário retornos até que o paciente se sinta satisfeito, nesses retornos a quantidade necessária também é individual, sendo cobrado sempre por cada ml injetado.
• Os profissionais que realizarão os procedimentos se obrigam, unicamente, a usar todos os meios técnicos e científicos a sua disposição para tentar atingir um resultado desejado que, porém, a satisfação do paciente pode não ser atingida devido a sua expectativa, não sendo os procedimentos estéticos, ciências exatas, resta impossível prever, matematicamente, um resultado para toda e qualquer prática, razão pela qual, aceito o fato de que não me podem ser dadas garantias de resultados, tanto quanto ao percentual de melhora, como em aparência de idade ou, mesmo, a permanência dos resultados atingidos, vez que o resultado depende também da quantidade injetada. Tendo em vista os diferentes tipos de tecido de pele e suas reações, torna-se impossível a quantificação total de produto para se atingir o resultado esperado, ou seja, pode ser previsto uma quantidade específica e, no momento da aplicação, ser necessário maior quantidade de produto até que se alcance o resultado desejado pelo paciente, existindo, contudo, um limite para uma mesma sessão. Podendo e ou necessitando ser necessárias outras sessões para aplicação maior de produto.

INSTRUÇÕES PÓS-TRATAMENTO BIOMATERIAL PREENCHEDOR ÁCIDO HIALURÔNICO

• Evitar locais quentes como: sauna, secador de cabelo, sol, por 24 horas.
• Não usar maquiagem por 24 horas após o procedimento.
• No caso de hematoma, usar Hirudoid Gel ou Trombofob Gel e aguardar 15 dias até o hematoma desaparecer.
• Em reações de hipersensibilidade (coceira, aquecimento da região, edema) comunicar imediatamente o profissional.
• O resultado será a partir de 30 até 60 dias.

Orientações para Preenchimento com Ácido Hialurônico