Orientações para Toxina Botulínica (Botox)

ORIENTAÇÕES GERAIS

• A estética não é uma ciência exata. Cada resultado deve ser entendido como individual, não sendo possível prometer, com certeza, a obtenção de determinado resultado.
• Prometer resultado dentro da estética é ser antiético, pois dependemos de fatores internos (genética, por exemplo) e externos (alimentação, estresse, alimentação, prática de atividade física, sono, exposição ao sol, rotina e cuidados diários, entre outros). Fatores que fogem do alcance do profissional.
• Eventualmente podem surgir dúvidas antes e após os tratamentos, sendo impossível prever as inúmeras possibilidades. Dessa forma, cabe ao paciente buscar sanar essas dúvidas com os profissionais da Embella Estética antes de realizar quaisquer atividades que possam ir de encontro ao tratamento proposto.
• Todas as orientações aqui redigidas serão entendidas como efetivamente transmitidas aos pacientes após o seu envio.
• Qualquer medicação só pode ser suspensa pelo profissional que a prescreveu. Nós, da Embella Estética, não mandamos suspender medicação de outro profissional. Assim, caso esteja fazendo o uso de alguma medicação que seja contraindicada para o procedimento, converse com o profissional ou aguarde outro momento para fazer o procedimento.

TOXINA BOTULÍNICA DO TIPO A

• A Toxina Botulínica tipo A inibe a ação muscular ajudando prevenir as linhas de expressões faciais estáticas (“rugas”), ressaltando que as linhas ou “rugas” estáticas (aquelas linhas que aparecem mesmo sem expressão facial) já instaladas não são eliminadas. Atua também diminuindo as linhas de expressões dinâmicas (as rugas que se formam através das expressões faciais do dia a dia).
• O efeito da Toxina Botulínica começa a ser observado nas primeiras 48 horas e aumenta gradativamente até completar 15 dias subsequentes à aplicação, quando se estabiliza, ou seja, o resultado se dará ao fim de 15 dias.
• No dia do procedimento, o paciente já deverá deixar agendado o retorno, pois poderá ser necessário retoque, o retorno será apenas no local indicado pelo profissional e, caso o paciente não compareça em uma das duas datas disponibilizadas, perderá o prazo e a oportunidade de realizar o retoque objetivando melhora no resultado.
• O efeito do tratamento dura cerca de 2 a 3 meses, ressaltando que o “efeito boneca”, ou seja, o efeito máximo, dura até 30 dias, pois a partir daí, o efeito diminui gradativamente, sendo necessária novas aplicações para manutenção dos resultados. Este tempo pode variar de acordo com cada pessoa. O procedimento pode ser repetido diversas vezes, respeitando o tempo mínimo de 3 meses entre uma aplicação e outra, assim como preconizado pela literatura para que o organismo não desenvolva anticorpos neutralizantes e a toxina botulínica pare de fazer o efeito. Sugerimos as seguintes opções para se manter sempre com o benefício do procedimento de toxina botulínica tipo A, ressaltando que a reaplicação é um novo procedimento como novos custos para o paciente:
a) Aplicação de 3 em 3 meses, ou seja, quatro vezes ao ano.
b) Aplicação de 4 em 4 meses, ou seja, três vezes ao ano.
c) Aplicação de 6 em 6 meses, ou seja, duas vezes ao ano.
Obs: Não há problema algum, caso queira realizar o procedimento em datas específicas apenas uma vez ao ano, desde que respeite o tempo mínimo de 3 meses entre cada aplicação.

• Poderá ocorrer incômodos na área tratada quanto ao toque, por um período de até 60 dias, sendo variável de paciente para paciente.
• Podem ocorrer hematomas, no qual a área afetada ficará com uma coloração roxa, apresentando melhora dentro de 20 dias aproximadamente.
• Havendo aplicação no masseter e temporal, principalmente para bruxismo, poderá acontecer sensação de fraqueza ao mastigar nos primeiros 30 dias e diminuição da largura da face. Pode haver diminuição na amplitude do sorriso em caso de atingir o músculo risório e assimetria da face, sorriso e/ou mímicas faciais, sendo possível a reversão do quadro em até três meses, ressaltando as assimetrias do paciente já existentes antes do procedimento.
• Na região superior da face, poderá ocorrer queda das pálpebras e/ou sobrancelhas, bem como alargamento da área entre as sobrancelhas, o que pode melhorar entre 30 e 60 dias.
• As hemifaces são diferentes, ou seja, que somos assimétricos e os músculos podem ter forças maiores de um lado, realizamos um mapeamento individual do paciente no dia do retoque para tentarmos diminuir retoques das próximas aplicações. Sendo assim:
a) Pode ocorrer assimetria das sobrancelhas, no qual, uma pode ficar mais alta ou mais baixa que a outra, por já existir assimetria muscular do paciente ou provocado pelo procedimento. Por isso a necessidade do retoque para que seja possível melhorar a assimetria do paciente. Esses acontecimentos serão anotados na ficha do paciente individualizando o protocolo de aplicação para que em uma próxima aplicação os resultados sejam otimizados, evitando o retoque.
b) Na aplicação do terço inferior: Pode ocorrer mudança no sorriso, podendo diminuir o mesmo, mostrando menos os dentes inferiores na excursão do sorriso, o que se resolve entre 30 e 60 dias. Pode ocorrer também assimetria do sorriso onde um dos lados do lábio inferior fica com a excursão do sorriso “puxando” para baixo. Essa assimetria pode aparecer entre 05 e 15 dias após a aplicação. A tentativa de correção será mediante o retorno para retoque, sendo necessário mais 15 a 40 dias aproximadamente para a correção, dependendo do comparecimento do paciente no retorno para correção.

• Caso aconteça qualquer uma das intercorrências citadas acima, o paciente não terá a devolução do dinheiro, uma vez que será possível correção, dependendo do comparecimento do paciente para tal correção, e por se tratar de riscos previsíveis.

INSTRUÇÕES PÓS-TRATAMENTO TOXINA BOTULÍNICA

• Não esfregar ou massagear a área tratada, não inclinar a cabeça para baixo nas primeiras 4 horas do procedimento
• Não praticar exercício físico fatigante (ginástica, musculação etc.) por 24 horas.
• Evitar locais quentes (exposição solar, sauna, secador de cabelo etc.).
• Suspender procedimentos estéticos por 15 dias.
• As pequenas marcas ou inchaços que poderão surgir na pele irão desaparecer algumas horas após o tratamento.
• No caso de hematoma, aguardar 15 dias. E usar a pomada Trombofob gel ou Hirudoid gel.
• Caso sinta dor no local da aplicação pode fazer uso de analgésico a ser receitado pelo profissional.
• O resultado do tratamento é completo ao fim de 15 dias.
• O retorno deve ser até 15 dias no máximo após o procedimento, (com algumas exceções até 25 dias pós-tratamento).

Orientações para Toxina Botulínica (Botox)